segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NÃO EXISTE DESCULPA PARA SE DAR MUITAS DESCULPAS

Noventa e nove por cento dos fracassos advêm de pessoas que têm o hábito de dar desculpas” (George Washington Carver). Você nunca será um fracasso, até que comece a culpar os outros. Pare de pôr a culpa nos outros.  Descobrirá que, ao se tornar bom em se justificar, não será bom em mais nada. Justificativas são as ferramentas que uma pessoa sem propósito ou visão usa para construir grandes monumentos à presunção.
Você pode aprender com os seus erros, se não perder tempo os negando ou se defendendo. “Parece-me, nos dias atuais, que as pessoas que admitem estar erradas chegam muito mais longe do que as que provam estar certas” (Deryl Pfizer). O que o veneno é para o alimento os álibis são para a vida produtiva. “O trabalho enobrece; a muita conversa empobrece” (Provérbios). “Alguns homens apresentam milhares de razões para não fazer o que querem, quando tudo que realmente necessitam é de uma razão para fazer” (Willis Whitney).
Um dos maiores álibis é o remorso. Não deixe remorsos em campo – dê tudo o que pode no jogo da vida. “A coisa mais importante que aprendi na vida é não lamentar por nada” (Somerset Maugham). Acabe com todos os seus desgostos. “O desgosto é um terrível desperdício de energia; não se pode construir sobre ele. Serve apenas para se afundar mais ainda” (Katherine Mansfield). A verdade é que mil lamentos não pagam uma só dívida. Viva de tal modo que no fim de sua vida se possa ler em sua lápide: “Sem remorsos”.
Quando um vencedor comete um erro, diz: “Eu errei.” Quando um perdedor comete um erro, diz: “Não foi minha culpa” Você admite e diz “Eu errei” ou diz “Não foi minha culpa”? Um vencedor explica; um perdedor se justifica.
Pessoas ociosas sempre encontram desculpas. A expressão não posso em geral significa que não irá tentar. A expressão “não posso” enfraquece nossa determinação e muitas vezes causam mais mal, calúnias ou mentiras. Não posso é a pior desculpa e o principal inimigo do sucesso.
Temos muitas explicações para o fracasso, mas não uma verdadeira desculpa. “As desculpas sempre substituem o progresso” (Ralph Waldo Emerson). O livro de Filipenses declara: “Em tudo o que fizerem, fiquem longe de reclamações e de discussões, de modo a que ninguém possa atribuir nenhuma culpa contra vocês.” Álibis e justificativas deveriam ser cremados, e não embalsamados. Quem se justifica está sempre se acusando. Quando negamos um erro, nós o dobramos.
“Os melhores anos de sua vida serão aqueles em que você se decidir que os seus problemas são seus. Em que não culpa a sua mãe, nem a ecologia, nem o presidente”.  (Albert Ellis). Não adquira um álibi. Devíamos viver nossas vidas como Florence Nightingale quando exprimiu: “Atribuo o meu sucesso primeiramente ao Deus Vivo e Verdadeiro e a isto: nunca dei ou aceitei justificativa”.

                                                                                               Rev. Carlos Roberto (Bob)



Pense bem...

“O meu relacionamento com Deus não deve basear naquilo que Ele pode fazer por mim, mas no que eu posso fazer tendo um Deus como Ele”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário